perfis de aluminio alupex pinhais

Cidades

Municípios da RMC fazem pacto para conter a pandemia

Publicado

em

Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba formalizaram nesta segunda-feira (06), durante reunião do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, um pacto para alinhamento de condutas de prevenção e controle do coronavírus. 

Sugerido pelo prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, o Pacto Metropolitano foi encampado pelos demais prefeitos como estratégia para garantir unidade nas decisões relacionadas ao controle da pandemia e reafirma o compromisso de todos os municípios no cumprimento do decreto estadual que estabeleceu quarentena mínima de 14 dias para conter a propagação do vírus.

“Esse não é um problema isolado, por isso é importante o alinhamento para podermos gradativamente, e com segurança, voltar à normalidade”, disse o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, na videoconferência promovida pela Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo ele, o Governo já começa a perceber os resultados dos primeiros seis dias de quarentena que determina medidas mais restritivas. “Nosso objetivo é alcançar 55% de isolamento social, ainda não chegamos lá, mas a boa notícia é que a Região Metropolitana de Curitiba já está acima das outras regiões abrangidas pelo decreto”, disse.

LITORAL – Guto Silva também anunciou a inclusão dos municípios do Litoral na quarentana. Decreto nº 5041, assinado nesta segunda, acrescentou a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá entre aquelas abrangidas pelo decreto publicado em 30 de junho. As medidas para os municípios do Litoral passam a valer a partir de quarta-feira (08).

UNIÃO – A videoconferência também avaliou resultados e discutiu estratégias para a retomada da atividade econômica. Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a primeira semana da quarentena teve boa adesão na Capital. “Tivemos apenas 47 ocorrências de fechamento de estabelecimentos apenas no fim de semana, ou seja, a grande maioria está cumprindo as medidas”, afirmou. (ANPr)

Cidades

Mais de 69% da população de Pinhais já recebeu a 2ª dose ou a dose única contra a Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Pinhais divulgou o número de pessoas já imunizadas com as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Segundo os registros, o Município já alcançou 69,72% da população, um total de 68.959 munícipes. Este número representa a população acima dos 18 anos de idade, vacinada de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Também foi divulgado o percentual da vacinação de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, neste caso com a primeira dose, sendo que já foram vacinadas 9.024 pessoas deste público, o que representa um total de 76,48%.

Vale ressaltar que a vacinação continua em Pinhais para diferentes públicos. Consulte todos os detalhes no site www.pinhais.pr.gov.br/vacina.

Continuar Lendo

Cidades

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais de Campina Grande do Sul

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais da Secretaria Municipal de Ação Social, Família e Cultura. As atividades estarão disponíveis para crianças e adolescentes do município e fazem parte das ações da prefeitura para atendimento no contra turno escolar. Para a melhor idade, foram planejadas atividades especiais e as inscrições também já estão abertas.

As vagas oferecidas são para as oficinas de ballet, streetdance, violão, teatro, yoga, coral, artesanato, ginástica recreativa para a melhor idade e informática.

Sobre as inscrições: As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições poderão ser realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30. O período de inscrição vai até o dia 22 de outubro, nos locais onde serão realizadas as atividades.

Confira a seguir:

– Região Jardim Flórida – Praça CEU;

-Região Sede – Departamento da Cultura;

– Região Jardim Paulista – Biblioteca Cidadã;

-Jardim Araçatuba (somente idosos) – Centro de Convivência do Idoso (CCI);

-Região Jardim Santa Rita de Cássia – CAIS Marli de Castro;

-Área Rural – Terra Boa.

A documentação necessária para realizar a inscrição é a seguinte: RG do aluno, CPF do aluno,   comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, cadastro único (CadÚnico) atualizado, para crianças e adolescentes, também deve ser apresentado: RG do responsável, CPF do responsável,   certidão de nascimento do aluno, declaração de matrícula do aluno na rede municipal de ensino.

As atividades estão previstas para iniciarem no dia 18 de outubro.

Serviço: Para mais informações sobre as oficinas culturais, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3676-8084. (Fonte: SCCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Luizão participa de assinatura de Novo Terminal de Ônibus em Piraquara

Publicado

em

Junto com governador Ratinho Jr, deputado federal Luizão conferiu versão final do projeto e comemorou conquista do município no transporte coletivo

 O município de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, terá um novo Terminal de Ônibus e o deputado federal Luizão participou da assinatura do contrato, nesta terça-feira (21). O documento foi assinado no Palácio Iguaçu e contou com a presença do governador Ratinho Jr, o vice-governador Darci Piana, o presidente da Comec, Gilson Santos, o presidente da Câmara Municipal de Piraquara, Valmir Nanico, o diretor-geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli e o prefeito de Piraquara, Josemar. A ideia é que a construção comece ainda neste ano, após finalizar o processo licitatório.

 A construção do novo terminal de Piraquara é um projeto antigo e bastante defendido pelo deputado Luizão. “Esse terminal vai otimizar o transporte em Piraquara e fazer a tão sonhada integração. Vai ser um grande avanço para o município por meio de um projeto feito a várias mãos. Tivemos um pouco de dificuldade com o terreno, no início, porque era destinado à saúde, mas o secretário Beto Preto teve sensibilidade e abriu mão, justamente por ser apenas uma parte para o transporte coletivo. Quem ganha com isso são os moradores de Piraquara”, disse Luizão, na assinatura que abrirá os trâmites licitatórios.

 Luizão aproveitou para parabenizar o trabalho executado pelas equipes técnicas dos órgãos envolvidos. “Parabenizo nosso governador Ratinho Jr e toda sua equipe por esse olhar municipalista, pela preocupação com os municípios, junto com o Ortega. Parabenizo o Gilson pelo excelente trabalho na Comec, pensando sempre nas melhores opções para o transporte coletivo. Parabéns também a equipe de Piraquara, muito competente e técnica”, completou o deputado.

Detalhes

O novo Terminal de Ônibus terá quase 2.500 m², ficará no bairro Santa Mônica e será um marco no transporte coletivo de Piraquara. Atualmente, o espaço destinado ao embarque e desembarque já não comporta a atual demanda de passageiros, além de estar localizado em uma região pouco estratégica para a logística das linhas.

 O governador Ratinho Jr comemorou a assinatura e disse que o município de Piraquara tem se desenvolvido cada vez mais. “Piraquara é uma cidade que cresceu muito e já necessita de uma estrutura de transporte mais moderna e adequada para a população. Ao investir em transporte público, o Estado está agindo diretamente para melhorar a qualidade de vida da população de toda a Região Metropolitana de Curitiba, permitindo, por exemplo, uma integração maior entre os municípios”, destacou o governador

O presidente da Comec, Gilson Santos, evidenciou o trabalho no transporte coletivo, desenvolvido pelo órgão. “Transporte coletivo atende àquelas pessoas que mais precisam e esse é o olhar do governador Ratinho Jr para toda a região metropolitana, melhorando a infraestrutura e dando a possibilidade de avanço nesse sistema que funciona e é exemplo para todo mundo”, finalizou.

Ampliação de linhas – Além de auxiliar nos trâmites para a construção do novo Terminal de Ônibus, o deputado Luizão também solicitou ao presidente da Comec, Gilson Santos, que ampliasse o número de ônibus de duas importantes linhas que abastecem o município: Vila Macedo e Vila Militar. Essas duas linhas já funcionam com mais carros em horário de pico, ou seja, os moradores contam com mais ônibus para circular em Piraquara.

 


Deputado Luizão ao lado do governador Ratinho Jr, do vice Darci Piana, do presidente da Comec, Gilson Santos, do presidente da Câmara de Piraquara, Nanico, do diretor da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli e do prefeito de Piraquara, Josemar. Foto: AEN/Geraldo Bubniak
Projeto do novo terminal de Piraquara. Foto: Comec

Continuar Lendo

Tendência